domingo, 24 de junho de 2012

Tecnologia e o Neck Loop




Se digo que tenho a sorte de viver numa época em que a tecnologia avança rapidamente com inúmeras inovações a cada semana que somos bombardeados através de notícias virtuais pelos médias os lançamentos dos gigantes da Apple e Microsoft. Com os Implantes Cocleares a situação não é inversa, já existe aplicativos para o Ipad e Iphone, pena não estarem em Língua Portuguesa dentre outros... ainda há o Neptune da Advanced Bionics, um processador totalmente à prova de água que permite que todos os implantados da Advanced Bionics possam desfrutar o verão em plenitude sem preocuparem com o facto de o processador ser adaptado para actividades aquáticas. Poder ouvir debaixo da água deve ser um espectáculo assim como interagir com os amigos e a família. Por enquanto ainda não existe para a Cochlear e Med-El, é bem provável que o próximo lançamento dêem o grito...!    


Fico aguardando ansiosamente pela oportunidade em fazer o upgrade do meu processador a um novo Nucleus. A história não termina aqui, há mais...

No ano passado em Tomar, no dia em que o 4º Encontro Nacional de Portadores de Próteses e Implantes Auditivos foi realizado com muita animação. Reunidos em círculo, fui apanhada de surpresa antes de cantar os parabéns ao ver o R com um grande saco de papel e dirigir-se diante mim… Todos sorriam e eu naquela de “estão a gozar comigo? Isto é para mim?...”
Pois de facto era mesmo, encalhada a balbuciar em seco não soube o que mais dizer, nada me ocorria pois a surpresa calou-me em cheio com uns olhinhos recheados de emoção. Lá espreitei o interior cuja descrição se lia “Hearing Innovations for Life – GN ReSound”.

Congelei-me ao me aperceber de que se trataria do famoso Neck Loop e curiosamente já tinha experimentado a da R. e do D. com imenso sucesso, tanto quanto planeava compra-lo pois funciona pendurado envolto no pescoço via Bluetooth a partir do telemóvel bastando clicar no botão MT do meu processador de fala. 

É quando os sons envolventes soam baixos e a voz sobressai de forma clara e perceptível. Foi uma liberdade incrível e um descanso eterno de não ter cabos conectados ao processador de fala a atrapalharem quando realizo outras tarefas, posso assim efectuar e receber chamadas, ouvir música em qualquer lugar da rua, mesmo em locais barulhentos, coisa que dantes complicava seriamente a minha vida! Também dá para escutar no portátil ou na televisão num alcance de distância aceitável.

Apenas o tipo de telemóvel tem de ser adaptável ao sistema do Neck Loop, depois de visto a embalagem fiquei ainda mais sem palavras, emudeci de espanto, apenas me coube agradecer este gesto e o quanto estas pessoas com tamanha gratidão passaram de alguma forma fazer parte da minha vida por uma razão qualquer… é esta a mudança que gostaria para o mundo e saber afinal que tenho verdadeiros amigos a meu lado. 

Foi sem dúvida uma das melhores prendas de sempre, e passando um ano de uso com o Neck Loop, a minha vida tem sido muito mais fácil.

Aconselho vivamente a compra para perdas moderada a severa e de quem use aparelhos auditivos em que seja capaz de discriminar a fala, e se não, pode sempre tirar proveito desta tecnologia para treinar a memória auditiva, no entanto tem que existir botão T no aparelho auditivo. Já os Implantes Cocleares este mecanismo está implementado para o futuro da tecnologia.


Vale muito a pena apesar do custo, isto agora, não é barato mas compensa imenso. 

Sem comentários: