No ano anterior, no final de 2011, houve uma noite em que a insónia bateu à minha porta e madruguei sem dormir, decidi navegar no mundo louco da internet, e de lá descobri que o meu “Sou uma Cyborg – Ouvido Implantado” foi alvo de estudo, para dizer a verdade: EU FUI ALVO DE ESTUDO - de uma TCC pela suposta antropóloga Thayana.
A mesma sequer me enviou um respeitoso e-mail electrónico a pedir autorização para caso estiver interessada em participar ou que uma citação minha fosse publicada no seu trabalho, se bem que este blogue está expressamente proibido e interdito de copiar, reproduzir, modificar, exibir, transmitir para fins comerciais e académicos textos meus para qualquer propósito. Estes direitos autorais reservados foram violados, por outras palavras fui violentamente plagiada.
É na verdade, um acto repugnante vindo de alguém que considera ser Antropóloga e tenta infalivelmente conquistar a sua posição junto dos galardões da Ciência e Cultura baseado nas sortidas fases do método evolutivo, no espaço e no tempo onde a esfera de investigação é tão ampla abrindo uma sinapse de uma sub-cultura dentro da própria Cultura.
Então vou abrir a brecha, sendo a antropologia considerada uma ciência social, portanto os antropológicos estudam a diversidade cultural a partir das múltiplas manifestações sociais através das vivências de determinado grupo de indivíduos. A Surdez. A Cultura Surda. O mundo Ouvinte. A Língua Gestual. Os Implantes Cocleares. Os Deficientes Auditivos Oralistas. A Diversidade que reside no interior do universo homogéneo da Surdez cuja discussão não tem fim à vista. Uns trocam palavras acesas, uns contam milhentos disparates com a língua do gato mal afinada, fúrias desnecessárias admitidas por parte de quem as defende e de quem discorda.
Situações, estas para mim absurdamente familiares na minha parede de honra no culminar de inúmeras revelações para afim decidir estereotipar o verdadeiro significado da Surdez enquanto identidade. STOP. Surdez e Identidade são duas coisas completamente diferentes que nada advêm pertencer de uma assentada nesta sub-cultura da Comunidade Surda.
Sem comentários:
Enviar um comentário