sábado, 25 de fevereiro de 2012

25 de Fevereiro - Dia Internacional do Implante Coclear

Para quem não sabe, hoje dia 25 de Fevereiro comemora-se o Dia Internacional do Implante Coclear - a história do OUVIDO BIÓNICO começou há 55 anos no país de origem, em França através dos médicos Andre Djourno e Charles Eyriés com o monocanal, um fio espiral de apenas 3/4 electródos.
 
Só muito mais tarde, nos anos 70 Graeme Clark descobriu uma maneira de ampliar ainda mais, foi através de um búzio que tem forma de uma cóclea do ouvido humano, para a inserção dos 22 eléctrodos num só fio.

Parece à luz da actualidade uma tecnologia recente para muita gente, por ser de natureza delicada e também tão ausente na maior parte do tempo nas diversas formas de divulgação ao serviço da saúde e das comunicações sociais no nosso país. No entanto, existem mais de 200.000 pessoas no mundo que usam este milagroso dispositivo capaz de fornecer o máximo dos sons quanto uma pessoa ouvinte.

Muitos anos se passaram, e a tecnologia biónica foi sendo cada vez mais aperfeiçoada, mais precisos e com suportes de equipamento compactos, resistentes e reduzidos, primeiro era do tamanho de uma pasta, e a seguir com os centímetros dos antigos Walkies e agora são como as típicas próteses auditivas com o processador de fala pendurado na orelha e um dia como toda a tecnologia avança, técnicos e engenheiros, designers de produto e equipamento buscam outras soluções/invenções para facilitar a vida de um utilizador de Implante Coclear nas actividades mais exigentes. 

Um dia pode ser apenas a bobina sem necessitar de processador externo, ou mesmo ser totalmente implantável para que todos possam descontrair, divertirem, e abusar de actividades extremas, ser totalmente à prova de água como o Neptune da Advanced Bionics por exemplo.

É com orgulho que comemoro este dia, sonoramente com muitos sons e muito cresci/aprendi com ele com as suas estrelas sonoras banhar em mim! Feliz dia a todos os implantados!  


Sem comentários: