sábado, 5 de setembro de 2009

Momento IC



Não sei se deva rir ou chorar de euforia, mas existem alturas que parece um autêntico conto de fadas, pelo menos julgo ser esta, a palavra apropriada para quem não tinha nenhuma discriminação verbal no uso das próteses auditivas.

Ainda hoje, no agora, custa-me acreditar. Estou a rir-me, lembrando da conversa de ontem sobre o "se eu construísse uma máquina do tempo..." no silêncio da noite com a fraca luz do candeeiro acesa que se encontrava ao canto junto à parede e os dois deitados por cima do velho e antiquado colchão, dialogamos palavras corridas com alguns atropelos meus. Já não tinha o processador de fala ligado. Foi uma tortura estimular a leitura labial, e olhar para a boca dele custou, habituei-me ao sons do discurso com o Implante e a minha forma de comunicar também mudou.

Se houvesse uma máquina do tempo, digitaria o dia 25 de Agosto, uma manhã adorável nos arredores de Braga deambulamos na estrada no meio da paisagem verdejante, o sol acariciava as folhas iluminando-as e junto a brisa punha-as dançar. O carro tinha-se encostado na berma, vejo casas antigas e umas remodeladas, os pássaros cantam, depois o silêncio domina até ao momento em que se quebra a linha com o "não se lembra de mim?" distante a um desconhecido.

Ouço uma porta a fechar-se, e a peça metálica rodar. Fico paralisada, conto as palavras, são 5 palavras, mais que uma frase trata-se de uma pergunta. Tive a plena certeza de que a entendera nitidamente. E gostava, acima de tudo vivenciar esse dia, a maneira de como reagi, as expressões, a linguagem corporal e o inesperado registado em câmara lenta através da máquina do tempo. Um filme do meu "eu".

3 comentários:

Lak disse...

Senti uma pontinha de inveja... e fiquei pensando que emoção será, quando o meu dia de entender 5 palavras apenas ouvindo chegar... Ah, essas tais de estelas sonoras, viu? hehehehe
Falei de você no meu blog hoje.
Beijos

Rosa Araújo disse...

Doce melodia ler as tuas palavras...
É muito interessante ler sobre as tuas aventuras no mundo dos sons ;)

1 beijo ternurento

(tem selo para ti lá no meu cantinho de aprendiz de feiticeiro, mas se não o quiseres postar, está á-vontade)

Re Resende disse...

Oiee... to lendo seu blog.. e to gostando o jeito q escrevee..bem natural..
conheci seu blog atravez da Lak.(desculpa, nao ouvi).
Tbm sou deficiente, usuaria de AASI.. pensandooo em fazer o implante..