terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Balanço Auditivo


Estou prestes a fazer 18 meses de activada daqui a uma semana. É impressionante como o tempo voa, e fazendo uma retrospectiva desde a activação até agora houve claramente um grande avanço em todos os sentidos, tanto em ambientes ruidosos e discriminação de palavras.

Sou deveras curiosa no que respeita na captação de múltiplos sons com uma dupla exigência misturada em ataques de riso, posso usar as minhas habituais necessidades sem depender de ninguém: falar ao telemóvel e orientar-me em qualquer lugar, bem como ser interpelada por estrangeiros onde por vezes entendo-os com a ajuda da leitura labial.

É certo, que de vez enquanto entendo uma palavra ou frases muitas vezes de forma inesperada, não só, na realidade os 18 meses de activada irá pôr o ponto de final de uma odisseia que culminou a perda auditiva exactamente quando tinha 1 ano e 6 meses.

Ontem tive um mini-treino reabilitativo distinguindo diversas palavras de Porta, Torta, Pato, Tacto, Pála, Tála, Porco, Torto, Tomate, Tapete, Mota, Lota, Mil, Mentir, Tia e Pia no entanto a fragilidade da compreensão fonética permanece no Tente, Pente, Tosta, Pontaria, Pateta, Luta, Ler, Lente e Multa.

Tudo leva o seu tempo. O meu irá seguramente caminhar com segurança... interpretando a fala humana, a pronúncia no fio de vozes saciadas e adoravéis no meu mundo sonoro agora desperto para toda a eternidade enquanto viver.

6 comentários:

Luisa_B disse...

Querida amiga Sun
Seria bom um pouco de Sun aqui que está muito gelo e chuva mas...
Amiguinha, fico tão contente de te sentir assim vibrante com os sons, como gostava de um dia também ver as doenças do Bruno superadas e senti-lo assim feliz como uma criança aprendendo de novo a vida como o tens vindo a demonstrar aqui no blog com as tuas odisseias num mundo de sons e ruídos.
Desejo mesmo que tudo vá sempre cada dia sendo melhor e mais alegre e divertido na tua vida.

Porque para mim és uma mulher ESPECIAL tens um prémio a buscar no meu blog. Procuras?
Beijinhos és merecedora porque és uma lutadora.

Angel of Light disse...

Olá querida amiga... vim atrás de ti.. atrás do teu "som"... vinda da Laurinha.

Fiquei feliz por saber que já regressaste ao mundo dos sons. Não sei que idade tens (nem quero saber...), mas um minuto que seja no mundo dos silêncios, deve ser algo que nem sei descrever. Fico muito feliz por ti.

E ficarei, igualmente, por ver, daqui a algum tempo, a nossa querida Laurinha a regrssar ao mundo dos sons... devagarinho...com calma. Mas vou transbordar de alegria.

Obrigada pelas tuas doces palavras deixadas para a nossa Laurinha. Ela precisa de todo o nosso apoio.

Diz-me e desculpa-me a ignorância? Ela colocou o mesmo que tu? Ela falou-me em ouvido biônico! Podes-me explicar? Obrigada.

Que tudo continua a correr bem contigo.

Vais vê-la ao hospital? Moras perto de Coimbra? Desculpa tanta pergunta.

Sente o som do meu beijinho de Amor e Luz parav ti.

Maria Soledade disse...

Toc...toc...posso entrar minha jovenzinha?

Espero que não te importes que tenha aberto a tua janelinha e espreitado para te conhecer.

Fiquei muito feliz por teres tido o cuidado de explicar a todos nós (através do blog da Laurinha),o que é, como funciona ,em que consiste o Implante Coclear.Achei interessante a forma como deste a explicação passo a passo de forma a que todos nós entendessemos.Confesso que para mim era inimaginável existir um implante que pudesse devolver a audição a quem a perdeu tal como tu, aínda tão bebézinha!Só posso, só quero desejar-te que a partir do momento em que sentiste o prazer do som, a tua vida seja uma sinfonia de felicidade.Quanto aos sons graves não te preocupes, o tempo encarregar-se-à de que os distingas na perfeição...

Kida Sun Melody Mil Beijinhos e muita Luz para o teu NOVO MUNDO

Z disse...

Olá!
Tens um desafio ali no meu cantinho! :)
Beijinhos

Lili_B disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Angel of Light disse...

Doce amiga!

Enviei ontem sms à Laurinha e disse-lhe que estarias lá na 4ª feira para a visitares. Ela ligou-me há pouco e disse-me que ficou toda contente.

Já deixei mais notícias sobre ela, lá no blog do résteas. Quando puderes passa por lá. Ela precisa de todo o nosos apoio, como tu tão bem sabes, não é querida?

Depois respondo-te com calma ao teu comentário. Estou comovida com o telefonema.

Beijinhos de Amor e Luz!